terça-feira, 10 de maio de 2011

Ser alguém..

    Certo dia me disseram que eu tinha que ser alguém na vida. E a partir desse comentário me fiz algumas perguntas:  Já não seria eu um alguém a partir do dia em que nasci? será preciso ter dinheiro e diploma para ser alguém? Uma faxineira que trabalha todos os dias e não possui graduação não é alguém? A freira que dedica com destreza sua vida a caridade, não seria alguém? o gari que limpa nossa cidade não seria ele um alguém? Porque temos que ter status e dinheiro para sermos alguém? Somos alguém sempre..desde a fecundação, pois temos alma, essência  pensamos, sentimos e existimos! só que para a sociedade parece não existirmos pois não seguimos padrões da alta sociedade. Mas..me pergunto...e esse tal "Alguém" que possui dinheiro e  várias graduações, possui a mesma liberdade e felicidade que aqueles que "não são ninguém" possuem? Penso que dinheiro e status é bom sim, mas caso não o tenhamos em grande quantidade não nos torna menor que ninguém, pelo contrário, muitas vezes somos maiores em maturidade, sabedoria e sentimento. Outro dia lendo o livro do Padre Fábio de melo, " cartas entre amigos" vi uma passagem que me chamou a atenção; Ele menciona um pensamento de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras do país, onde ela diz que o que ela queria para vida dela era cuidar dos filhos, escrever e amar ao próximo. Achei interessante isso quando ela explicou: meus filhos um dia irão embora pois é o ciclo da vida, escrever um dia por conta da idade não conseguirei mais, agora amar ao próximo, isso eu conseguirei até o ultimo dia de minha existÊncia. Esta ai a resposta para as tantas perguntas que fiz. Sou sim alguém, alguém que fez e faz da sua vida algo diferente pois a vida pede isso de mim e de tantos outros. O importante está ai! amar ao proximo me torna alguém! e torna todos os outros em alguém, pois se não temos isso em nossa alma, ai sim acredito que não sejamos alguém. A faxineira talvez possua mais amor no coração do que aquela mulher rica cheia de posses e diplomas que só pensa nela e nas suas coisas. Complicada a vida! pois as pessoas complicam ela! Na minha crença e personalidade, creio que estamos aqui para aprender, para evoluir e para amar, perdoar, isso sim é ser alguém!
Não serão nossas posses que dirão quem somos e sim nossas atitudes! nossos sentimentos! nossas ações!
No meu caso em especial, Deus ja me proporcionou o suficiente para ter uma vida saudavel e tranquila, creio eu que é para eu não perder tempo em querer mais dinheiro, mas sim, para fazer o bem e dedicar meu tempo na ajuda ao próximo, no amor ao próximo.
E isso levarei para a vida inteira. Meus filhos um dia irão embora de casa, (caso eu os tenha) agora minhas ações, permanecerão comigo até o meu ultimo dia de vida.
Somos quem podemos ser! 
Se amamos o próximos somos, se não conseguimos isso... um dia seremos!
Somos inteiramente  alguém a partir do momento que conseguimos segurar na mão do próximo e caminhar! caminhar junto e  não só, num vazio sem fim e sem amor.
Josi

Nenhum comentário:

Postar um comentário